Medicina de Família e Comunidade

"Além de Homeopata, sou também Médico de Família e Comunidade. "

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é conhecida por ser especialista em gente. O método clínico é centrado na pessoa, visando entendê-la como um todo, nas diferentes fases da vida e independentemente da condição de saúde. Dessa forma, o cuidado é realizado de forma abrangente. 

A MFC deve ser o  primeiro contato com o sistema de saúde. Ela é capaz de resolver até 90% dos problemas que chegam ao consultório, sem a necessidade de encaminhamento a outros especialistas. 

O acompanhamento dos pacientes se faz ao longo do tempo. Com isso, o vínculo com o profissional se torna próximo, aumentando a confiança e adesão ao tratamento e a melhora nos indicadores de saúde da população.

Durante a jornada terapêutica, é comum ter contato com diversos  especialistas, incluindo cardiologistas, dermatologistas, pneumologistas, alergistas, endocrinologistas e outros. Dependendo da condição de saúde, essa abordagem apresenta desafios, pois a pessoa pode acumular diagnósticos e sentir-se perdida e confusa, especialmente quando passa por intervenções diagnósticas desnecessárias e tratamentos inadequados. Isso ocorre porque os especialistas costumam focar exclusivamente na doença e no órgão específico em que são especializados, perdendo a visão holística.

Neste contexto, a presença de um Médico de Família e Comunidade é importante porque traz um profissional habilitado a realizar a coordenação do cuidado, fazendo a interlocução entre as diferentes condutas propostas pelos especialistas. O objetivo é ajudar a pessoa a se situar em sua condição clínica, permitindo que seja vista como um todo, o que facilita a otimização do tratamento, inclusive com redução do uso de medicamentos desnecessários e avaliação de possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Quando uma pessoa está experimentando algum problema de saúde, o ideal é que o primeiro atendimento seja feito pelo Médico de Família e Comunidade. Se houver real necessidade, ela será encaminhada ao especialista focal e depois retorna para o MFC, que irá coordenar o cuidado.

Me conta: você tem um Médico de Família e Comunidade para chamar de seu?

plugins premium WordPress