A Homeopatia é uma racionalidade médica desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, no final do século XVIII, e que ao longo de mais de 200 anos de existência se espalhou pelo mundo, promovendo curas às mais diversas condições de saúde. Possui aplicação em doenças agudas e crônicas, físicas e mentais, além de aplicação para o controle de epidemias, por exemplo.
A Homeopatia busca restabelecer o equilíbrio da energia vital por meio da administração do medicamento homeopático o mais semelhante possível à totalidade dos sintomas que a pessoa apresenta. A ação se faz sobre a energia vital, estimulando o organismo a produzir a sua própria cura. A partir da lei dos semelhantes, o homeopata seleciona o melhor medicamento para cada caso, após uma detalhada anamnese.
A Homeopatia é eficaz para diversos problemas de saúde. Isso porque o foco do tratamento está na pessoa como um todo e não na doença. Portanto, a Homeopatia está indicada para o tratamento das mais diversas condições clínicas, sejam elas físicas ou mentais/emocionais
A Homeopatia não é placebo. Trata-se de uma racionalidade médica embasada por princípios epistemológicos definidos. Atualmente, existe vasta literatura comprovando que o efeito da Homeopatia não pode ser atribuído ao placebo.
Homeopatia não é a mesma coisa que fitoterapia e floral. A Homeopatia se diferencia dessas duas práticas terapêuticas, pois seus medicamentos provêm de substâncias extraídas da natureza dos reinos mineral, animal, vegetal ou dos fungos, que passam por um processo específico de diluição elaborado por Hahnemann, que se chama dinamização.
Basicamente todas as pessoas que sofrem com algum sintoma podem ter benefícios com o tratamento homeopático.
Sim! Pessoas de todas as idades podem ter benefícios com o tratamento homeopático, desde crianças até idosos, inclusive gestantes, pessoas em cuidados paliativos e pessoas hospitalizadas.
A duração do tratamento homeopático depende da condição clínica a ser tratada. Em casos agudos, é possível observar os efeitos em poucos minutos ou horas após a administração do medicamento. Já no caso de doenças crônicas, pode ser necessário um tratamento que dure de meses a anos.
Sim, é necessária uma prescrição médica realizada após uma consulta homeopática feita por um profissional habilitado. No entanto, existem fórmulas prontas que podem ser adquiridas mesmo sem receita. Assim como na alopatia, a automedicação não é indicada, pois pode causar agravação do quadro.
Os medicamentos não causam efeitos colaterais como os medicamentos alopáticos. Eles passam por um processo de ultradiluição em seu preparo, com o objetivo de atenuar os efeitos colaterais que as substâncias possam ter. No entanto, a depender do caso e do medicamento prescrito, em pessoas sensíveis pode ocorrer o aparecimento de sintomas relacionados à característica natural da substância administrada.
Sim! Os medicamentos homeopáticos atuam por uma via diferente dos convencionais. Portanto, podem ser utilizados ao mesmo tempo, de forma a complementar o tratamento.
Sim! As medicações homeopáticas podem ser utilizadas durante a gestação desde que prescritas por um profissional competente.
Sim, o tratamento homeopático melhora a imunidade ao agir como um estímulo para a energia vital do paciente, fazendo com que ela volte para seu estado de equilíbrio. A Homeopatia pode aumentar a imunidade e interromper ciclos de problemas de saúde recorrentes, como infecções respiratórias, ginecológicas, urinárias, asma, alergias, entre outros.
Sim. Para a Homeopatia, sintomas mentais como ansiedade e transtornos de humor sempre precisam ser avaliados durante a consulta para uma prescrição precisa. Nas consultas de retorno, esses mesmos sintomas são reavaliados para sabermos se a medicação está agindo de maneira adequada e se o caso está caminhando sentido à cura. Os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados de maneira isolada nos sintomas mentais ou também em associação com medicamentos psiquiátricos convencionais. Em meu dia a dia de prática homeopática, é muito comum encontrar pessoas que me procuram com a intenção de reduzir o uso desses psicotrópicos e a Homeopatia é uma ótima ferramenta para isso.
Sim, a Homeopatia apresenta ótimas respostas de cura a sintomas de alergia cutânea ou respiratória, que são sinais de que a energia vital está desequilibrada.
Sim, a Homeopatia é uma excelente alternativa no controle dos sintomas de asma, rinite ou sinusite. Ela contribui na redução do uso de corticoides, antibióticos e broncodilatadores, medicamentos que são frequentemente utilizados por quem possui esses diagnósticos.
Sim, é possível realizar o acompanhamento homeopático de maneira online, mantendo-se a boa prática e resultados satisfatórios, inclusive acompanho diversos pacientes neste formato de atendimento. Os avanços tecnológicos neste campo nos últimos anos aumentaram as formas possíveis de se prestar um bom cuidado médico em diferentes situações.
Liv Espaço Saúde
R. Tangará, 41 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-460
(48) 99189-3838
Clique aqui