Talvez você já tenha ouvido falar na Homeopatia Unicista, mas não sabe exatamente em que ela consiste.
Para Homeopatia, o termo unicismo significa que será prescrito um único medicamento homeopático por vez. Nessa abordagem, não tratamos apenas os sintomas, mas buscamos entender a causa raiz e, assim, escolher um medicamento homeopático que corresponda à totalidade do paciente. É o que chamamos de medicamento constitucional ou medicamento de fundo.
Por isso, é tão importante reunir o máximo de informações sobre o paciente, buscando conhecê-lo como um todo e levantando questões que muitas vezes vão além das queixas que o levaram à consulta. Somente dessa maneira se pode encontrar um medicamento personalizado e eficaz para promover a cura através da Homeopatia.
O uso de um medicamento homeopático único e individualizado é o que caracteriza homeopatia clássica, idealizada por Hahnemann.
No entanto, em casos agudos, como uma dor de garganta ou infecção urinária, podemos usar medicamentos episódicos. O tratamento segue com o medicamento constitucional e o episódico é usado apenas durante a crise.
Eu sou Homeopata Unicista. Quem passa por consulta comigo, tem a indicação de uma única medicação para alcançar o equilíbrio físico, mental e emocional.
Você sabia que existem diferentes linhas de abordagem homeopática?
Dr Paulo Ribeiro
Homeopata (RQE 23641)
Médico de Família e Comunidade (RQE 23013)
(48) 99100-3643