Um dos maiores princípios que norteia a minha atuação na Medicina é tratar a pessoa como um todo. O meu objetivo, mais do que curar determinada doença, é através da Homeopatia e Medicina de Família e Comunidade (MFC), manter a saúde, bem estar e qualidade de vida dos meus pacientes.
E o que significa ter saúde? Você já se fez essa pergunta?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.
Sendo assim, o fato da pessoa não ter nenhuma doença não significa que ela se sinta saudável. Diversos aspectos devem ser considerados. Por isso, na Homeopatia buscamos tratar a pessoa em sua totalidade.
Ao olhar para o todo, consigo definir um tratamento homeopático individualizado e preciso. O uso de um medicamento único e individualizado é o que caracteriza homeopatia genuína, idealizada por Hahnemann, sendo a base da Homeopatia Unicista.
Eu sou Homeopata Unicista. Isso significa que sempre irei buscar o medicamento constitucional em minhas consultas, ou seja, um medicamento que cubra a totalidade dos sintomas que a pessoa apresenta. No entanto, em casos agudos outros medicamentos podem ser associados episodicamente para atingir uma cura rápida, suave e duradoura.
Eu escolhi tratar de pessoas e não apenas de doenças.
Dr Paulo Ribeiro
Homeopata (RQE 23641)
Médico de Família e Comunidade (RQE 23013)
(48) 99100-3643
Florianópolis (SC)







